Marcadores

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Táticas



Como todos sabem, nem sempre o que ganha um jogo é ter somente bons jogadores, mas sim ter uma boa tática de jogo, com jogadores nas posições que renderem mais. Esse é um dos motivos que deixa o Brasfoot real. Cada time é um time, com táticas diferentes, jogadores diferentes, que é o que faz a diferença no jogo, por isso, você precisa saber qual tática é melhor para usar com o seu time, quando deve trocar de táticas, se a sua marcação está boa ou não, se você concentrou o ataque pelo local certo. Todos esses detalhes que fazem do seu time quem ele é, ou quem você quer que ele seja, tudo depende do Técnico do Time, ou seja, VOCÊ.

Existem muitas coisas que você tem que levar a serio na hora de organizar o seu time, sua tática e seus jogadores. Uma delas, quem sabe a principal, é saber se o seu plantel tem condições de substituir jogadores constantemente, ou seja, você deve ter vários jogadores em cada posição, pois assim como no real, os seus jogadores precisam descansar. Quem não jogou contra um time que tem um jogador com sua energia em 0%, 10%? Isso é muito comum, e às vezes, isso leva o seu time a maus resultados e seu jogador a diminuir sua força. Para que isso não aconteça, você deve ter, se possível, um time reserva, ou seja, um jogador reserva para cada jogador titular. A verdade é que, se você joga vários campeonatos, dependendo de sua tática, certa zona do campo, ficará sem jogadores disponíveis para o seu jogo. Ai vem então o nosso assunto: Táticas.

A tática mais conhecida e usada por muitos jogadores, é a 4-4-2, onde se têm normalmente, dois zagueiros normais, um lateral ofensivo e um defensivo, dois volantes e dois meios ofensivos de armação, além de dois atacantes, tanto pelo meio, como pela ponta, que é algo que você deve usar de acordo com as características de cada jogador. Mas nessa tática, você pode colocar um pouco mais de ofensividade nela, trocando um volante por um ofensivo, ou quem sabe, sendo muito audacioso, colocando todos jogadores do meio como ofensivos, que não é aconselhável, pois você terá pouca marcação, e menor posse de bola. Você pode também, fazer um time muito defensivo, colocando 3 volantes ou até os 4 meios como volantes, mas com pouca força de ataque, pois você precisaria colocar um de seus atacantes, e o seu mais novo de preferência, como ‘recuado’ para vir buscar o jogo.

Mas, com o passar dos tempos, veio o 4-3-3, que surgiu quando os times começaram a ficar mais ofensivo, e é claro, mais frágil defensivamente, mas como todos times resolveram partir para essa nova tática, ficaram com equilíbrio em campo. Para que essa tática funcione bem, você deve ter um meio campo muito bem estruturado, com pelo menos 2 volantes para não ficar com sua defesa fraca e um armador para servir o ataque, com a ajuda dos laterais, que serão muito úteis ao meio campo do seu time. Seu ataque, porém, fica mais forte, pois você tem 3 atacante, normalmente um no meio e dois nas pontas, os chamados ‘ponteiros’, buscando melhores jogadas nas pontas do campo, e lançando ao seu atacante que ficará na área, que deve ser um bom cabeceador, pois seu time terá muitos cruzamentos aéreos nessa tática.

Logo depois deste ‘novo’ estilo de jogo, veio o famoso 3-5-2, onde você tem um meio muito forte, podendo ficar com um time muito ofensivo e um time muito defensivo. Essa tática passou a ser muito usada, principalmente por times grandes, com meio de campo fortes e bons atacantes. Neste estilo de jogo, usam-se muito os alas no lugar de laterais, ou laterais como alas, que fazem as jogadas laterais e cruzamentos na área para que os atacantes cabeceiem e façam os seus gols. Mas, além dessa jogada lateral, pode-se também colocar um time com mais força de ataque pelo meio, sem alas, mas sim com 2 volantes e 3 meio ofensivos armadores, que farão as suas jogadas para o ataque, assim como pode-se ter um time muito defensivo, colocando 3 ou 4 volantes no meio, sendo um time com uma boa retranca.

Cada estilo de jogo tem seus pontos positivos e negativos. Cada tipo de ataque precisa de uso correto de seus jogadores. Por exemplo: você não colocaria dois alas num 3-5-2 e usaria um estilo de jogo pelo meio, pois os seus alas farão suas jogadas pelas laterais, e se você colocar pelo meio, não irão render suas jogadas. Assim como não fica bom um time com 3 volantes e dois ofensivos para um time com ataque pelas laterais, eles rendem mais se forem colocados pelo meio. Mas quando você usa um estilo de jogo pelo meio, você deve saber se o outro time não usa pelas laterais, ou seja, você não ira fazer uma boa marcação dos seus laterais, que farão suas jogadas as costas dos volantes.

Por isso, antes de jogar, estude seu adversário, seu estilo de jogo, seus principais jogadores e as suas possíveis jogadas. Faça então seu time, e faça o principal, acostume seu time com uma formação que seja usada constantemente, não necessariamente sempre, mas quase sempre, pois assim seus jogadores saberão suas jogadas sempre, já estarão acostumados com seu estilo.

Bom jogo, e que essas dicas ajudem seus times a crescerem.

By BrunoBMS

Nenhum comentário: